sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Barão de Mauá

                                     Biografia de Barão de Mauá

           Irineu Evangelista de Souza nasceu no município de Arroio Grande, distrito de Jaguarão, estado do Rio Grande do Sul, no dia 28 de dezembro de 1813. Com a morte do pai, João Evangelista, foi obrigado a viajar com o tio materno, João Batista de Carvalho, para o estado do Rio de Janeiro. Chegando ao Rio de Janeiro desembarcou na baía de Guanabara em 1823 onde encontrava-se a sede dos negócios de João Rodrigues Pereira de Almeida, este que seria seu patrão por vários anos até ser declarada a falência de seus negócios.

                                                      Visão empresarial

          
           A viagem que fez à Inglaterra foi de extrema importância para impulsionar as suas ideias, foi na Europa que ele viu e aprendeu a admirar toda a inovação, como já foi mencionado anteriormente. Seu primeiro empreendimento foi a construção de um estaleiro, o Estabelecimento de Fundição e Estaleiros Ponta da Areia, responsável pela produção de navios, caldeiras para máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes etc.
           Criou a primeira estrada de ferro do Brasil, a Companhia de Estrada de Ferro de Petrópolis, com sua locomotiva chamada de Baronesa, homenagem a sua esposa, que percorreu em vinte e três minutos os primeiros quinze quilômetros de trilhos do Brasil.
             
                   

                                            O industrial de Barão de Mauá


           Irineu Evangelista de Souza foi a primeira figura proeminente entre a burguesia industrial na história do Brasil. Seus investimentos produtivos incidiram sobre vários ramos, desde os meios de transporte até a constituição de um banco. Nascido no Rio Grande do Sul, na adolescência se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar em uma empresa de importação.Posteriormente, viajou à Inglaterra onde entrou em contato com a sociedade urbana e industrial inglesa, que o fascinou. De volta ao Brasil, conseguiu um empréstimo para a aquisição de uma fundição em Niterói, no Rio de Janeiro, que foi transformada em um estaleiro naval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário