Alunos: Luíza e Nicoly
A fisiocracia e o Liberalismo Econômico
A Fisiocracia e o liberalismo econômico eram novas ideias que eram apoiadas por filósofos iluministas e pensadores políticos.
Em base no pensamento fisiocrata a única fonte de riqueza era a terra,a única atividade produtiva de verdade era a agricultura.
- Na Grã-Bretanha ,nessa mesma época cujo o seu crescimento de produção já era bem significativo,ele ganhou força uma nova doutrina econômica que ficou conhecida como liberalismo.Seus pressupostos foram formulados pelo escocês Adam Smith (1723-1790).
- Nos pesamentos de Smith,a riqueza das nações era gerada pelo trabalho, exercido por indivíduos livres .
- Para essa teoria liberal, a economia também possuía suas leis próprias, que funcionaram naturalmente, sem necessitar da intervenção do governo.
- Os liberais adotavam o lema fisiocrata do Laissez-faire, laissez-passer,ou seja, '' Deixe fazer, deixe passar''.
- Dessa forma, seria a busca da satisfação dos diferentes que atuariam com uma ''mão invisível'' conduzindo o conjunto das transações individuais para o melhor resultado possível.
- Segundo esse critério, a intervenção do Estado no mercado, conforme praticado no sistema mercantilista, atrapalhava o desenvolvimento econômico, enquanto a livre concorrência, a divisão do trabalho e o livre-comércio eram considerados indispensáveis para o aumento da produtividade e para o progresso.
- A obra de Smith é considerada, ainda hoje, um manual do capitalismo liberal.
Diversos monarcas europeus, influenciados pela parte mais técnica das ideias iluministas, implementaram reformas sociais, econômicas e políticas na administração de seus reinos. Buscaram racionalizar a administração e aplicar a igualdade de impostos para todas as camadas sociais,além de incentivar a educação e a produção artística.
- Também foram feitas reformas na Justiça, a atividade manufatureira foi estimulada e, em alguns Estados, a servidão abolida.
- Apesar das reformas, o caráter autoritário dos governos absolutistas foi mantido em muitos lugares, pois os monarcas não concordavam em dividir o poder ou eliminar privilégios.
- Por isso, esse tipo de governo ficou conhecido como despotismo esclarecido.
- As reformas empreendidas em Portugal pelo ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal,são um bom exemplo de atuação dos déspotas esclarecidos.
- O objetivo de Pombal era reavivar a economia portuguesa e limitar a dependência que ela tinha.
- Alguns dos outros déspotas esclarecidos do período foram : Frederico II, da Prússia, amigo pessoal de Voltaire; José II da Áustria e Catarina II, da Rússia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário