Marina, Rafaela e Mateus8B
A reação dos trabalhadores
1-O crescimento populacional e o acelerado êxodo do rural determinaram o aparecimento das grandes cidades industrias: em 1880, Londres e Paris já contavam, respectivamente, com 4 e 3 milhões de habitantes.
2-Abastecimento de água, canalização de esgoto, produção de fornecimento de mercadorias, modernização de estradas, fornecimento de iluminação, fundação de escolas, construção de habitantes, etc...
3-Esgoto entupidos, entulhos nas calçadas falta de lixeiras espalhadas pela cidade, ruas e calçadas esburacadas, poluição do ar.
4-Em Charqueadas temos ao todo 10.106 domicios ocupados e contamos com o crescimento populacional de 18,03% na última década, somando ao todo uma população de 35.363 pessoas, sendo 19.574 homens e 15. 789 mulheres.
5-Grupos sociais distintos em quase tudo já não estamos em contato direto:trabalhadores especializados assumiam as funções de organização e supervisão do trabalho operário nas empresas fabris e comerciais.
6-Não, na avenida 7 de setembro ficavam os operários. Os mineiros não moravam nas melhores casa, eram boas, havia uma diferencia entre o pessoal da administração e os operários tinha bastaste diferença. Algumas casa engenheiros tinha até piscina eram casa enormes.
7-A mão de obra de mulheres e crianças também era explorada, e as jornadas de trabalho oscilavam entre 14 e 18 horas diárias. Os salários, já reduzidos, tendiam a diminuir ainda mais diante da necessidade de reprodução dos preços finais dos produtos, provocada pela competição entre empresas.
8-O estado não permitia que o trabalhador se recusasse ao trabalho- se denunciado poderia ser preso ou obrigado ao trabalho pelo governo. Se fosse pego uma segunda vez, poderia ter a orelha cortada o rosto marcado.
9-Lá na parte onde trabalhávamos era mais ou menos 12 horas por dia.O salário era bom, dava pra sustentar a família e sobrava.
10-Pretendia resolver o problema da miséria social com destruição das máquinas nas fábricas. A iniciativa foi reprimida com a pena de morte e deportação dos envolvidos.
11-Defender seus interesses, exigindo não salários dignos, nas redução da jornada de trabalho, melhores condições de insistência e segurança social, aposentadoria, repouso semanal remunerado - o que hoje chamamos de legislação trabalhista.
12-Reivindicavam, entre outras coisas, a extensão do direito de voto, até então restrito aos cidadãos ricos, as camadas menos favorecidas da população.
13-Na época que funcionavam as minas reivindicavam melhores condições de trabalho principalmente no que diz respeito a segurança e equipamento de proteção individual. no metalúrgicos reivindicavam melhor condição de trabalho e salários adequados a função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário