terça-feira, 4 de novembro de 2014

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E CHARQUEADAS


A revolução industrial caracteriza-se pela produção industrial em grande escala voltada para o mercado mundial, com uso intensivo de máquinas. 
AMANDA, INGRID E ÉRIKA
1- O crescimento populacional e o acelerado êxodo rural determinaram o aparecimento das grandes cidades industriais.

2- O abastecimento, canalização de esgotos, produção e fornecimento de mercadorias, modernização de estradas, fornecimento de iluminação, fundação de escolas, construção de habitações, etc.

3- Esgotos entupidos, entulhos nas calçadas, falta de lixeiras espalhadas pela cidade, ruas e calçadas esburacadas, poluição do ar.

4- Tinha menos de mil pessoas, e eles viviam do Charque, e iam de Charqueadas a POA, no barco a vapor.

5- Trabalhadores especializados assumiram as funções de organização e supervisão do trabalho operário nas empresas fabris e comerciais. Os ricos e burgueses procuravam morar em lugares amplos e ventilados.

6- Não, na avenida 7 de setembro ficavam os operários. Os mineiros não moravam nas melhores casas, eram boas, havia uma diferença entre o pessoal da administração e os operários, tinha bastante diferença. E algumas casas dos engenheiros tinham até piscina, eram casas enormes.

7- O mercado de trabalho, absorvia todos os braços disponíveis. A mão de obra de mulheres e crianças também eram exploradas, e as jornadas de trabalho oscilavam entre 14 e 18 horas diárias. Os salários, tendiam a diminuir ainda mais diante a necessidade de redução dos preços finais, dos produtos, provocada pela competição entre empresas.

8- Se denunciado poderia ser preso ou obrigado ao trabalho pelo governo. Se fosse pego uma segunda vez, poderia ter orelhas cortadas ou rosto marcado.

9- Lá na parte onde ele trabalhava era 12 horas, mais ou menos. O salário era bom, dava para sustentar a família e sobrava.

10- Pretendia resolver o problema da miséria social com a destruição das máquinas nas fábricas. A iniciativa foi reprimida com a pena de morte e deportação dos envolvidos.

11- Surgiu quando buscaram se proteger em caso de necessidade (doença, morte ou desemprego) e para lutar por melhores condições de vida e de trabalho. Lutaram para defender seus interesses, exigindo não só salários dignos, mas redução de jornada de trabalho, melhores condições de assistência ou segurança social, aposentadoria, repouso semanal remunerado-o que hoje chamamos de legislação trabalhista.

12- Reivindicavam, a extensão do direito de voto. A carta do Povo, que deu o nome ao movimento, foi enviado ao parlamento em 1838, e trazia as seguintes reivindicações: sufrágio universal masculino, pagamento aos deputados, votação secreta, parlamentos anuais, igualdade dos distritos eleitorais e supressão do censo.

13- Na época que funcionava a mina, reivindicavam melhores condições de trabalho principalmente no que diz respeito á segurança e equipamento de proteção individual. Nos metalúrgicos reivindicavam melhor condição de trabalho e salários adequados á função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário