quinta-feira, 10 de abril de 2014

BRASIL E ÁFRICA NO SÉCULO XVIII


MATEUS RICHARD E LEANDRO                      

                          Brasil e África no século  XVIII                                                          
      Na primeira metade do século XVIII, o Brasil era a colônia mais rica de Portugal. A provação de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e a extração de diamantes.
 O ouro e os diamantes brasileiros financiaram o luxo da corte portuguesa.

 A sociedade mineradora aumentou o comércio interno do Brasil. Para as cidades mineiras sequiam escravos e gado do nordeste.
 A população escrava na região mineradora  aumentou, chegando a representar quase 50% dos habitantes da colonia. cresceu também o número de negros ferros que,graças ao ouro, puderam comprar sua carta de alforia.
 O comércio ambulante feito especialmente pelas escravas e libertas cresceu nas cidades e vilas do brasil da época. Muitas quitandeiras conseguiram juntar o suficiente para comprar sua alforria ou a de seus filhos;algumas até enriqueceram e adquiriram casas, joias e, inclusive, escravos.
 o enorme crescimento do comércio de escravos no século XVIII mudou a vida dos reinos africanos.As guerras entre reinos, os conflitos internos e os assaltos de bandidos contra aldeias tornaram-se endêmicos


Doc 1 
Quem pronunciou esse discurso? O rei 
Que doutrina politica ele expressa? ele expressa seu poder sobre todos e tudo e ate mesmo os tribunais .
 doc 2
Que impressão lhes causa a roupa, os acessórios é e os cabelos da rainha?nos da a impresão de riquesa poder luxo e muita classe.
doc 3
O resto da população podia fazer o mesmo? por que?Não podiam pois tinha que se dedicar ao trabalho e a criação de seus filhos para poder lhes dar uma vida melhor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário