segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Confederação do Equador- Sharon 8b

                          Confederação do Equador

Reuniu-se a soberana Assembléia, e quando nos parecia que havíamos entrado no gozo de nosso inafeuriveis direitos, e apenas tinha ela dado princípio a organização de nossos pactos sociais, vimos que o imperador, postergando os mais olenes juramentos, e os mesmos princípios que lhe deram nascimento político, autoridade e força, insultou caluniosamente o respeitável corpo que representava a nova soberania, e desembaindo a homicida e espada de um só golpe fez em pedaço aquele soberano corpo e dilacerou seus membros! [...]
      Recife, 2 de março de 1824.
Certos os povos de todas as províncias da minha magnanimidade e princípios constitucionais,de quanto sou empenhado em promover a felicidade e tranquilidade nacional,sossegarão da comoção causada por este acontecimento desastroso,que tanto me penalizou também, e continuarão a gozar da paz,tranquilidade e prosperidade, que  a Constituição afiança e assegura.
 Rio de Janeiro,16 de novembro de 1823,imperador.


1)Os dois documentos dizem respeito a um mesmo evento da história brasileira.Que evento é esse ?
 O primeiro é um trecho do manifesto da confederação do equador, divulgado em 1824. O segundo foi extraído do manifesto que Dom pedro I redigiu em fins de 1823.

2)Na frase "Reuniu-se a soberana assembléia [...]", a qual assembleia se referem os autores do manifesto do primeiro texto ?  Ao imperador.

3)O que  os autores do manifesto  querem dizer com: '[...] o imperador  [...] desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaço aquele soberano corpo  e dilacerou seus membro!"? Quando dom pedro I promogou a constituição de 1824 deu ao povo vários direitos que até então não tinha.

4)Como  os autores do primeiro documento qualificam a atitude do imperador ? A ideia republicana  no Brasil  através dos documentos.

5)Como o imperador justifica sua atitude ? Ele justifica dizendo que o povo tem vários direitos.

TRABALHANDO COM DOCUMENTOS - MARINA E RAFAELA 8B

1-Os dois documentos dizem respeito a um mesmo evento da História brasileira.Que evento é esse?

 E os mesmos princípios que lhe deram nascimento político,autoridade e força,que tanto me penalizou também,e continuação a gozar da paz,tranquilidade e prosperidade,que a Constituição afiança e assegura.

2-Na frase "Reuniu-se a soberana assembleia [...]",a qual assembleia se referem ou autores do manifesto do primeiro texto?

 Quando nos parecia que havíamos entrado no gozo de nossos inauferíveis direitos, e apenas tinha ela dado principio à organização de nosso pacto social.

3-O que os autores do manifesto querem dizer com:"[...] o imperador [...] desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaço aquele soberano corpo e dilacerou seus membros!"? 

 Querem dizer que dom Pedro I é uma pessoa perigosa, assassina. Quando fala"desembainhando a homicida espada" quer dizer que ele tira a espada assassina da bainha para de um só golpe fazer em pedaços o soberano.                     
 4-Como os autores do primeiro documento qualificam a atitude do imperador?

A ideia republicana no Brasil através dos documentos.                                                                              
5 -Como o imperador justifica sua atitude?

Ele justifica dizendo que o povo tem vários direitos



terça-feira, 4 de novembro de 2014

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E CHARQUEADAS -

Programa de rádio: JOGUE O LIXO NO LIXO, para baixar clicar sobre a imagem.






EVERTON, RAPHAELA, RODRIGO, KETLEN 
A Revolução Industrial do Século XX,o comércio era o
principal setor da economia européia

1- O crescimento populacional e o acelerado êxodo rural determinaram o aparecimento das grandes cidades industriais: em 1880, Londres e Paris já contavam, respectivamente, 4 e 3 milhões de habitante.

2- Esses grandes aglomerados humanos originaram os mais variados problemas de urbanização: abastecimento de água,canalização de esgotos, produção e fornecimento de mercadorias, modernização de estradas, fornecimento de iluminação, fundação de escolas, construção de habitações, etc.
Estação Ferroviária de Charqueada, anos 1960

3- Esgotos entupidos, entulhos nas calçadas, faltas de lixeiras espalhadas pela cidade, ruas e calçadas esburacadas, poluição do ar.

4- Tinha menos de mil pessoas, e eles viviam do charque. E iam de Charqueadas a Porto Alegre no barco a vapor.
Entrevistado: José Carlos Scienza
Idade: 66 anos

5-Estabeleceu-se um distanciamento cada vez maior entre o operário ( ou proletariado) e os capitalistas, donos dos meios de produção.Grupos sociais destintos em quase tudo já não estavam mais em contato direto: trabalhadores especializados assumiam assunções de organização e supervisão trabalhado operário nas empresas fabres e comerciais.

6- Não, na avenida 7 de setembro ficavam os operários. Os mineiros não moravam nas melhores casas, eram boas, havia uma diferença entre o pessoal da administração e os operários, tinha bastante diferença. E algumas casas dos engenheiros tinham até piscina, eram casas enormes do Doutor Moreira Ramos.

7- A mão de obra de mulheres e crianças também era explorada, e as jornadas de trabalho oscilavam entre 14 e 18 anos diárias. Os salários, já reduzidos, tendiam a diminuir ainda mais diante da necessidade de redução dos preços finais dos produtos, provocada pela competição entre empresas.

8-Muitas vezes os salários eram tão baixos que os operários se recusavam a trabalhar. Mais o estado não permitia que o trabalhador se recusa-se ao trabalho denunciando poderia ser preso ou obrigado ao trabalho pelo governo. Se fosse uma segunda vez, poderia ter a orelha cortada ou o rosto marcado.

9- Lá na parte onde ele trabalhava era 12 horas mais ou menos o salário era bom, dava para sustentar a família e ainda sobrava.

10- O movimento ludita ou ludismo, como ficou conhecido, pretendia resolver o problema da miséria social com a destruição das maquinas das fabricas.

11- Lutaram para defender seus interesses, exigindo não só salários dignos, na reprodução da jornada de trabalho, melhores condições de assistência e segurança social, aposentadoria, repouso semanal remunerado - o que hoje chamamos de legislação trabalhista. 
12- Na década de 1830, os operários ingleses participaram com outros grupos sociais do movimento cartista. Reivindicavam, entre outras coisas, a extensão do direito de voto, até então restrito aos cidadãos ricos, as camadas menos favorecidas da população.

13- Na época que funcionava a mina revindicavam melhores condições de trabalho principalmente no que diz respeito a segurança e equipamento de proteção individual, nos metalúrgicos reivindicavam melhor condição de trabalho e salários adequados à função.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E CHARQUEADAS


A revolução industrial caracteriza-se pela produção industrial em grande escala voltada para o mercado mundial, com uso intensivo de máquinas. 
AMANDA, INGRID E ÉRIKA
1- O crescimento populacional e o acelerado êxodo rural determinaram o aparecimento das grandes cidades industriais.

2- O abastecimento, canalização de esgotos, produção e fornecimento de mercadorias, modernização de estradas, fornecimento de iluminação, fundação de escolas, construção de habitações, etc.

3- Esgotos entupidos, entulhos nas calçadas, falta de lixeiras espalhadas pela cidade, ruas e calçadas esburacadas, poluição do ar.

4- Tinha menos de mil pessoas, e eles viviam do Charque, e iam de Charqueadas a POA, no barco a vapor.

5- Trabalhadores especializados assumiram as funções de organização e supervisão do trabalho operário nas empresas fabris e comerciais. Os ricos e burgueses procuravam morar em lugares amplos e ventilados.

6- Não, na avenida 7 de setembro ficavam os operários. Os mineiros não moravam nas melhores casas, eram boas, havia uma diferença entre o pessoal da administração e os operários, tinha bastante diferença. E algumas casas dos engenheiros tinham até piscina, eram casas enormes.

7- O mercado de trabalho, absorvia todos os braços disponíveis. A mão de obra de mulheres e crianças também eram exploradas, e as jornadas de trabalho oscilavam entre 14 e 18 horas diárias. Os salários, tendiam a diminuir ainda mais diante a necessidade de redução dos preços finais, dos produtos, provocada pela competição entre empresas.

8- Se denunciado poderia ser preso ou obrigado ao trabalho pelo governo. Se fosse pego uma segunda vez, poderia ter orelhas cortadas ou rosto marcado.

9- Lá na parte onde ele trabalhava era 12 horas, mais ou menos. O salário era bom, dava para sustentar a família e sobrava.

10- Pretendia resolver o problema da miséria social com a destruição das máquinas nas fábricas. A iniciativa foi reprimida com a pena de morte e deportação dos envolvidos.

11- Surgiu quando buscaram se proteger em caso de necessidade (doença, morte ou desemprego) e para lutar por melhores condições de vida e de trabalho. Lutaram para defender seus interesses, exigindo não só salários dignos, mas redução de jornada de trabalho, melhores condições de assistência ou segurança social, aposentadoria, repouso semanal remunerado-o que hoje chamamos de legislação trabalhista.

12- Reivindicavam, a extensão do direito de voto. A carta do Povo, que deu o nome ao movimento, foi enviado ao parlamento em 1838, e trazia as seguintes reivindicações: sufrágio universal masculino, pagamento aos deputados, votação secreta, parlamentos anuais, igualdade dos distritos eleitorais e supressão do censo.

13- Na época que funcionava a mina, reivindicavam melhores condições de trabalho principalmente no que diz respeito á segurança e equipamento de proteção individual. Nos metalúrgicos reivindicavam melhor condição de trabalho e salários adequados á função.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

mikael,rezon e marcelo

                           Confederação do equador


       Reuniu-se a soberana assembléia, e quando nos parecia que havíamos entrado no gozo de nossos inauferíveis direitos, e apenas tinha ela dado principio a organização de nosso pacto social, vimos que o imperador, postergando os mais solenes juramentos, e os mesmos princípios que lhe deram nascimento político, autoridade e força, insultou caluniosamente o respeitável corpo que representava a nova soberania, e desembainhando a homicida espada de um só golpe fez um pedaço aquele soberano corpo e dilacerou seus membros![...]
Recife, dois de março de 1824.
     Certos os povos de todas as províncias da minha magnanimidade e princípios constitucionais, de quando sou empenhado em promover a felicidade e tranqüilidade nacional, sossegarão da comoção causada por este acontecimento desastroso, que tanto me penalizou também, e continuarão a gozar da paz, tranqüilidade e prosperidade, que a constituição afiança e assegura.
Rio de janeiro, 16 de novembro de 1823.
Imperador


.....................................................................................................................



1-os dois documentos dizem respeito a um  mesmo evento da historia brasileira. que evento é esse? Do manifesto da confederação do equador, divulgado em 1824 o segundo foi extraído do manifesto que dom pedro primeiro redigiu em fins de 1823.



2-na frase ´´Reuniu se a soberania assembleia [...]`` , a qual assembleia se referem os autores do manifesto do primeiro texto? Se referem a Assembleia de políticos, de senadores, governadores.



3-o que autores do manifesto querem dizer com: ´´[...] o imperador [...] desembainhando a homicida espada de um só golpe faz em pedaço aquele soberano corpo e declarou seus membros!? Que o imperador matou o soberano corpo que representava a nova soberania.


4-como os autores do primeiro documento qualificam a atitude do imperador?Qualificaram o imperador como um homem mal, autoritário. 


5-como o imperador justifica sua atitude? Que fez tudo aquilo pela paz, tranquilidade e prosperidade de todos.

TRABALHANDO COM DOCUMENTOS-KETLEN E RAPHAELA

Confederação do Equador
Reuniu-se a soberana assembléia, e quando nos parecia que havíamos entrado em gozo nossos inauferíveis direitos, e apenas tinha ela dado principio à organização de nosso pacto social, vimos que o imperador, postergando os mais solenes juramentos, e os mesmos princípios que lhe deram nascimento político, autoridade e força, insultou caluniosamente o respeitável corpo que apresentava a nova soberania desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaço aquele soberano corpo e dilacerou seus membros! [...]
Recife, 2 de março de 1824
  PESSOA, Reynaldo Carneiro (Org.). A idéia republicana no Brasil através dos documentos.
São Paulo: Alfa-Ômega, 1973. P. 14-16



Certos povos de todas as províncias da minha magnanimidade e princípios constitucionais, de quanto sou empenhado em promover a felicidade e tranqüilidade nacional, sossegarão da comoção causada por este acontecimento desastroso, que tanto me penalizou também, e continuarão a gozar da Paz, tranqüilidade e prosperidade, que a constituição afiança e assegura.
Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1823. Imperador
VARNHAGEN, Francisco Adolfo de.

História da Independência do Brasil.
São Paulo: Melhoramentos, 1962. p. 227.


1-Os dois documentos dizem a respeito a um mesmo evento da história brasileira. Que evento é esse?
Os dois documentos dizem a respeito da Confederação do Equador.

2-Na frase "reuniu-se a soberana assembléia [...]", a qual assembléia se referem aos autores do manifesto do primeiro texto?
Se referem a uma assembléia de políticos.

3-O que os autores do manifesto querem dizer com: "[...] o imperador [...] desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaços aquele soberano corpo e dilacerou seus membros!"?
Os autores do manifesto querem dizer que o imperador matou um soberano corpo em pedaços com sua homicida espada.

4- Como os autores do primeiro documento qualificam a atitude do imperador?
Eles qualificam a atitude do imperador como ruim, porque ele era mal com as pessoas.

5-Como o imperador justifica a sua atitude?
Ele diz que é empenhado em promover a felicidade e tranquilidade das pessoas, e mesmo assim elas continuarão a gozar de sua paz, tranquilidade e prosperidade.

Leandro confederaçao do equador

Reuniu-se a soberana assembleia. e quando nos parecia que haviamos entrado no gozo de nososs inauferiveis direitos, e apenas tinha ela dado principio a organizaçao de nossos pactos sociais, vimos que o imperador, postergando os mais olenes juramentos, e os mesmos principios que lhe deram nascimento politico, autoridade e força, insultou caluniosamente o respeitavel corpo que representava a novo soberania, e desembaindo  a homicida e espada d um so golpe fez em pedaço aquele soberano corpo e dilaçerou seus membros! [...]
                Recife , 2 de março de 1824




1)-Os dois documentos dizem respeito a um mesmo evento da historia brasileira. Que evento é esse?
Do manifesto da confederação do Equador

2)- Na frase "Reuniu-se a soberana assembléia [...]", a qual assembleia se referem  os autores do manifesto  do primeiro texto?
A grande assembléia dos soberanos do Brasil

3)-O que os autores do manifesto  querem dizer com"[...] o imperador [...] desembainhando a homicida espada de um só golpe fez pedaço aquele soberano e corpo e dilacerou seus membros!"?
querem dizer que foi morto com um só golpe pelo imperador

4)-como os autores do primeiro documento qualificam a atitude do imperador?
A idéia publicana no Brasil através dos documentos

5)- como o imperador justifica sua atitude?

TRABALHANDO COM DOCUMENTOS - AMANDA E INGRID - 8B



Reuniu-se a soberana assembléia, e quando nos parecia que havíamos entrado no gozo de nossos inauferíveis direitos, e apenas tinha ela dado princípio à organização de nosso pacto social, vimos que o imperador, postergando os mais solenes juramentos, e os mesmos princípios que lhe deram nascimento político, autoridade e força, insultou caluniosamente o respeitável corpo que representava a nova soberania, e desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaço aquele soberano corpo e dilacerou seus membros! [ ... ]
Recife, 2 de março de 1824
             PESSOA, Reynaldo Carneiro (Org.). A idéia republicana  no 
                                                          Brasil através dos documentos.
                                                                   São Paulo: Alfa-Ômega, 1973. P. 14-16

            Certos os povos de todas as províncias da minha magnanimidade e princípios constitucionais, de quanto sou empenhado em promover a felicidade e tranqüilidade nacional, sossegarão da comoção causada por este acontecimento desastroso, que tanto me penalizou também, e continuarão a gozar da paz, tranqüilidade a prosperidade , que a Constituição afiança e assegura.
                                               Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1823.
                                                                                              Imperador.
                                                                       VARNHAGEN, Francisco Adolfo de.
                                                                                               História da independência do Brasil.
                                                                                              São Paulo: Melhoramentos, 1962. P. 227.


1. Os dois documentos dizem respeito a um mesmo evento da História brasileira. Que evento é esse? O manifesto da Confederação do Equador. 

2. Na frase "Reuniu-se a soberana assembleia [ ... ]", a qual assembleia se referem os autores do manifesto do primeiro texto? Se referem a Assembleia de políticos, de senadores, governadores.

3- O que os autores do manifesto querem dizer com "[...] o imperador [...]desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaços aquele soberano corpo e dilacerou seus membros!"? Que o imperador matou o soberano corpo que representava a nova soberania.

4. Como os autores do primeiro documento qualificaram a atitude de imperador? Qualificaram o imperador como um homem mal, autoritário. 

5. Como o imperador justifica sua atitude? Que fez tudo aquilo pela paz, tranquilidade e prosperidade de todos.

CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR DJULIA TEIXEIRA E EDUARDA ARAUJO 8B

     Reuniu-se a soberana assembléia, e quando nos parecia que havíamos entrado no gozo de nossos inauferíveis direitos, e apenas tinha ela dado princípio á organização de nosso pacto social,vimos que o imperador, postergando os mais solenes juramentos, e os mesmos princípios que lhe deram nascimento político, autoridade e força, insultou caluniosamente o respeitável corpo que representava a nova soberania, e desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaço aquele soberano corpo e dilacerou seus membros! [...]
Recife, 2 de março de 1824.

    Certos os povos de todas as províncias da minha magnanimidade e princípios constitucionais,de quanto sou empenhado em promover a felicidade e tranquilidade nacional,sossegarão da comoção causada por este acontecimento desastroso,que tanto me penalizou também, e continuarão a gozar da paz,tranquilidade e prosperidade, que  a Constituição afiança e assegura.
 Rio de Janeiro,16 de novembro de 1823,imperador.


1)Os dois documentos dizem respeito a um mesmo evento da história brasileira.Que evento é esse ?
  O primeiro é um trecho do manifesto da confederação do equador, divulgado em 1824. O segundo foi extraído do manifesto que Dom pedro I redigiu em fins de 1823.

2)Na frase "Reuniu-se a soberana assembléia [...]", a qual assembleia se referem os autores do manifesto do primeiro texto ?  Ao imperador.

3)O que  os autores do manifesto  querem dizer com: '[...] o imperador  [...] desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaço aquele soberano corpo  e dilacerou seus membro!"? Quando dom pedro I promogou a constituição de 1824 deu ao povo vários direitos que até então não tinha.

4)Como  os autores do primeiro documento qualificam a atitude do imperador ? A ideia republicana  no Brasil  através dos documentos.

5)Como o imperador justifica sua atitude ? Ele justifica dizendo que o povo tem vários direitos.
                               

terça-feira, 30 de setembro de 2014

TRABALHOS COM DOCUMENTOS-FELLIPE E EDUARDA VAZ

Trabalhos com documentos        


Reuniu-se a soberana assembléia, e quando nos parecia que havíamos entrado no gozo de nossos inauferíveis direitos, e apenas tinha ela dado princípio à organização de nosso pacto social, vimos que o imperador, postergando os mais solenes juramentos, e os mesmos princípios que lhe deram nascimento político, autoridade e força, insultou caluniosamente o respeitável corpo que representava a nova soberania, e desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaço aquele soberano corpo e dilacerou seus membros! [ ... ]
Recife, 2 de março de 1824
             PESSOA, Reynaldo Carneiro (Org.). A idéia republicana  no Brasil através dos documentos.
                                                                   São Paulo: Alfa-Ômega, 1973-------------------------------------------------------------------------------------------------------



            Certos os povos de todas as províncias da minha magnanimidade e princípios constitucionais, de quanto sou empenhado em promover a felicidade e tranqüilidade nacional, sossegarão da comoção causada por este acontecimento desastroso, que tanto me penalizou também, e continuarão a gozar da paz, tranqüilidade a prosperidade , que a Constituição afiança e assegura.
                                               Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1823.
                                                                                              Imperador.
                                                                       VARNHAGEN, Francisco Adolfo de.
                                                                                    História da independência do Brasil.
                                                                                          São Paulo: Melhoramentos, 1962. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



1. Os dois documentos dizem respeito a um mesmo evento da História brasileira. Que evento é esse?  O primeiro é um trecho do manifesto da confederação do equador, divulgado em 1824. O segundo foi extraído do manifesto que Dom pedro I redigiu em fins de 1823.


2. Na frase "Reuniu-se a soberana assembleia [ ... ]", a qual assembleia se referem os autores do manifesto do primeiro texto? Se refere a assembleia política.

3. O que os autores do manifesto querem dizer com: "[ ... ] o imperador [ ... ] desembainhando a homicida espada de um só golpe fez em pedaço aquele soberano corpo e dilacerou seus membros!"?  Querem dizer que dom Pedro I é uma pessoa perigosa, assassina. Quando fala"desembainhando a homicida espada" quer dizer que ele tira a espada assassina da bainha para de um só golpe fazer em pedaços o soberano.                                                                                             

4 Como os autores de primeiro documento qualificaram a atitude de imperador? A ideia republicana no Brasil através dos documentos.                                                                              

5. Como o imperador justifica sua atitude? Ele justifica dizendo que o povo tem vários direitos